Envios grátis para compras superiores a € 50.00 $ 59.93 R$ 337.00 £ 43.40
Como fortalecer o sistema imunitário?

Como fortalecer o sistema imunitário?

18 Março 2021

Numa altura em que enfrentamos um dos maiores desafios de Saúde Pública à escala global, adotar estratégias que permitam fortalecer o sistema imunitário é uma preocupação que se tem tornado cada vez mais evidente no seio da população, despoletando um interesse crescente por complexos multivitamínicos e por formulações destinadas a potenciar as defesas do organismo.

O sistema imunitário engloba um conjunto de mecanismos através dos quais é possível manter o nosso corpo protegido de agentes invasores, como os vírus e microrganismos (bactérias, parasitas, fungos...). Todavia, quando o mesmo se encontra vulnerável, a sua ação pode ficar comprometida (imunossupressão), podendo inclusive originar processos inflamatórios, doenças autoimunes ou neoplasias malignas.

A par de medidas preventivas, como o distanciamento social e o cumprimento de regras de etiqueta respiratória, reforçar o sistema imunitário é também uma prática bastante importante no combate à infeção pelo novo Coronavírus. Hoje, sobretudo, temos essa consciência e uma outra perceção acerca das funcionalidades do nosso organismo e da importância de suprir as suas possíveis carências. A verdade é que existe no mercado uma panóplia de produtos e compostos essenciais ao reforço do sistema imunitário, mas será que vale a pena investir em suplementos alimentares imunoestimulantes sem que o nosso corpo esteja devidamente preparado para usufruir de todas as suas potencialidades? Será que sabemos por onde devemos começar?

Os probióticos são conhecidos por serem microrganismos que integram a nossa flora, estabilizando a mucosa intestinal. No entanto, estes são também extremamente importantes para melhorar a absorção de todos os nutrientes, sais minerais e vitaminas, pelo que a sua ingestão é um adjuvante que potencia a ação de todos os outros suplementos alimentares. Além disso, estes micorganismos são capazes de sintetizar vitaminas (complexo B e vitamina K), de promover a destruição de agentes patogénicos - através da produção de bacteriocinas e do auxílio no processo de diferenciação dos linfócitos T -, e de reduzir a produção de substâncias pró-inflamatórias. Como tal, a suplementação com probióticos pode ser vista como um primeiro passo para o reforço do sistema imunitário. O Biodefenses e o Aquilea Probiomax são exemplos de suplementos alimentares constituídos por probióticos, ideais para a regularização da flora intestinal, contribuindo para a melhoria generalizada do processo digestivo, mesmo em indivíduos com dificuldade em digerir macronutrientes, como as proteínas e os lípidos. Formulados com três e quatro estirpes de bactérias dos géneros Lactobacillus e Bifidobacterium, respetivamente, estes produtos são ainda constituídos por frutooligossacarídeos (FOS): fibras prebióticas que favorecem a sobrevivência dos probióticos a nível intestinal, garantindo que os mesmos atingem o estado de maturidade necessário à sua permanência no lúmen intestinal. Assim, os probióticos são não só importantes aquando da toma de antibióticos, em períodos em que se verifiquem alterações gastrointestinais ou em situações de stress físico e emocional, como também se revelam essenciais para a manutenção de um estilo de vida saudável, com um sistema imunitário apto para reconhecer e combater agentes estranhos ao nosso organismo.

Do mesmo modo, se minerais como o zinco e o selénio contribuem para a proteção das células contra o fenómeno do stress oxidativo, contribuindo para o normal funcionamento do sistema imunitário, a verdade é que também as vitaminas C e D assumem um papel bastante significativo neste âmbito. Neste caso, o Advancis Vitamina C + Vitamina D destaca-se como sendo um suplemento alimentar inovador, uma vez que combina na sua formulação uma vitamina hidrossolúvel e uma vitamina lipossolúvel. A presença deste conjunto de vitaminas e minerais contribui para a proteção do nosso organismo, mantendo o normal funcionamento esquelético e muscular e reduzindo o cansaço e a fadiga, através do seu contributo no metabolismo produtor de energia. Aliado a uma alimentação saudável e a uma exposição solar adequada, esta é uma excelente opção para compensar eventuais défices destas vitaminas. 

Não menos importante é a ação dos flavonóides, enquanto compostos bioativos amplamente estudados devido às suas propriedades antioxidantes. Este grupo da classe dos polifenóis aporta benefícios para o organismo, impedindo o desenvolvimento de inúmeros processos inflamatórios. Por isso, a par dos produtos supramencionados, importa abordar a composição do Immunomix Plus: um suplemento alimentar apresentado na forma de cápsulas ou em xarope e que é constituído por 100% de ingredientes de origem natural. Esta alternativa, com resultados promissores na prevenção de inúmeras doenças, é particularrmente recomendada nas estações do outono e/ou inverno, nas quais normalmente o sistema imunitário se encontra mais debilitado. Apresenta ação nas fases aguda e preventiva, favorecendo a proteção do organismo contra infeções recorrentes e melhorando a duração e a intensidade dos episódios infeciosos, através da capacidade imunomoduladora e antioxidante das frações polissacarídicas da malva, equinácea, sabugueiro e unha-de-gato, que suportam uma rápida resposta mucosal e sistémica.

Em suma, contribuir para as primeiras linhas de defesa do organismo é um passo essencial para assegurar o nosso equilíbrio e para proteger o nosso bem-estar. Para o efeito, compreender quais são as necessidades do nosso corpo é fundamental para selecionar um plano de suplementação adaptado, o que, naturalmente, não dispensa o aconselhamento junto de um profissional de saúde com vista a obter informações que contribuam de forma positiva para a melhoria da sua qualidade de vida. 

Reforçar o sistema imunitário é uma necessidade diária, que não deve ser descurada. Proteja-se! 

Estamos aqui para esclarecer as suas dúvidas. Conte connosco e até breve!

 

Dra. Andreia Moreira

 

CONTACTOS

Farmácia Saúde

Maria Margarida Moreira - Farmácia Sociedade Unipessoal, Lda.

NIF: 514202386

Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, 689

Porto

+351 225 089 213 / +351 910 732 211

geral@farmaciasaude.com.pt

   

A MINHA CONTA

 

LIVRO DE RECLAMAÇÕES

Este estabelecimento dispõe de livro de reclamações online

MÉTODOS DE PAGAMENTO


Multibanco

paypal

   Transferência Bancária

         

Autorizado  a Disponibilizar Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica através da Internet pelo INFARMED, I.P.

Direção Técnica: Maria Margarida de Barros Nobre Moreira