Envios grátis para compras superiores a € 50.00 $ 58.90 R$ 310.20 £ 42.68
Pele atópica: como evitar as crises?

Pele atópica: como evitar as crises?

22 Abril 2021

A pele com tendência atópica é um tipo de pele que carece de água e lípidos na sua camada mais externa (epiderme), tornando-se mais permeável e perdendo a sua capacidade de desempenhar o papel de barreira contra as agressões externas e os alergénios. Por esta razão, além da secura extrema e da rugosidade ao toque, pode também apresentar manchas vermelhas, pequenas bolhas que provocam uma comichão intensa, sensação de repuxamento e descamação, que podem afetar a qualidade de vida diária. 

O tempo frio, o ar seco, permanecer demasiado tempo dentro de água ou usar água quente, a desidratação, o sabão áspero, os produtos de higiene agressivos, certos medicamentos e a idade, são fatores que desencadeiam os sintomas da pele atópica e o desconforto referido anteriormente.

 

 

Assim, é importante seguir algumas recomendações, de forma a evitar o aparecimento de erupções cutâneas. Seguem abaixo algumas medidas que devem ser colocadas em prática diariamente: 

Os banhos devem ser curtos, de preferência usando o duche;
Deve ser utilizada água morna e um produto de higiene suave, e a pele não deve ser esfregada enquanto se lava;
É necessário secar a pele cuidadosamente, sem friccionar, usando toalhas macias;
A hidratação da pele é um dos passos mais importantes, e deve ser realizada, pelo menos, de manhã e à noite;
Utilizar vestuário confortável, que não seja demasiado justo, evitando as fibras sintéticas e dando preferência ao algodão.

Em relação a estes conselhos, há dois pontos em que nós podemos ajudar: nos produtos de higiene e de hidratação. Existem diversas marcas no mercado que podem ser usadas como adjuvantes na prevenção das crises de pele atópica, de entre as quais vamos destacar hoje a La Roche-Posay. Recomendada por dermatologistas, com diversos anos de experiência e resultados demonstrados em toda a família, mesmo nos recém-nascidos, apresenta uma gama diversificada de produtos, que podem ser adequados a todas as necessidades.

Assim, para a hidratação da pele do rosto e do corpo, aconselho a utilização do La Roche-Posay Lipikar Baume AP+M, que é um bálsamo que reequilibra o microbioma da pele, acalma o prurido e evita que existam recidivas. No entanto, nem sempre é possível evitar todos os sintomas da pele atópica, nomeadamente a comichão. Assim, em casos de SOS, recomendo a utilização do La Roche-Posay Lipikar Stick AP+, que alivia instantaneamente o prurido e as lesões provocadas pelo eczema.

Já no que diz respeito ao banho, há dois produtos que são, sem dúvida, os eleitos por quem tem pele atópica: o La Roche-Posay Lipikar Syndet AP+, que tem uma base lavante ultrassuave, ideal para peles sensíveis e com prurido; e o La Roche-Posay Lipikar Óleo Lavante AP+, que hidrata, ajuda a repor o conforto, reduz a irritação e protege contra os efeitos da secura da pele no duche.

Pode sempre adquirir estes produtos no nosso site ou na nossa farmácia. Caso tenha alguma dúvida sobre este tema ou pretenda um aconselhamento mais aprofundado, não hesite em entrar em contacto connosco. Até breve!

 

Dra. Carolina Espírito Santo

 

CONTACTOS

Farmácia Saúde

Maria Margarida Moreira - Farmácia Sociedade Unipessoal, Lda.

NIF: 514202386

Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, 689

4200-190 Porto

+351 225 089 213 / +351 910 732 211

geral@farmaciasaude.com.pt

   

A MINHA CONTA

 

LIVRO DE RECLAMAÇÕES

Este estabelecimento dispõe de livro de reclamações online

MÉTODOS DE PAGAMENTO


Multibanco

paypal

   Transferência Bancária

         

Autorizado  a Disponibilizar Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica através da Internet pelo INFARMED, I.P.

Direção Técnica: Maria Margarida de Barros Nobre Moreira