Envios grátis para compras superiores a € 50.00 $ 50.66 R$ 272.53 £ 42.35
Como cuidar do cabelo durante o Verão?

Como cuidar do cabelo durante o Verão?

20 Maio 2021

A chegada do verão e o consequente aumento da temperatura são fatores que nos convidam a aproveitar os benefícios do sol e do calor. Apesar da proteção solar ser um cuidado que deve ser adotado durante todas as estações do ano, a verdade é que durante a época balnear se verifica uma maior preocupação neste sentido, o que, de resto, se traduz num aumento substancial da procura por protetores solares, bem como pré e pós-solares. Proteger o rosto e o corpo das radiações solares é, habitualmente, o maior foco da população e também a área na qual grande parte das marcas comerciais apresenta uma maior diversidade de produtos. Por esse motivo, hoje decidi contrariar esta tendência, direcionando este artigo para os cuidados que devemos ter de forma a garantirmos uma proteção adequada do nosso cabelo. Para o efeito, selecionei alguns produtos que farão toda a diferença para quem pretende manter o couro cabeludo protegido e o cabelo forte, nutrido e saudável durante todo o ano.

A exposição do couro cabeludo e do cabelo a agentes agressores, de que são exemplo os raios ultravioleta, o vento, a areia, o cloro e o sal, conduzem a alterações da cor, à perda de brilho e à desidratação dos fios de cabelo, bem como ao aparecimento de pontas espigadas e, em casos mais graves, a queimaduras no couro cabeludo. A fotólise de alguns aminoácidos, que ocorre devido à absorção das radiações ultravioleta por parte dos mesmos, é um outro dano que pode, por exemplo, contribuir para acelerar o processo de queda de cabelo. Quando ocorre a nível da haste capilar, a fotodegradação das proteínas é, inclusive, responsável pela redução da resistência capilar, por uma maior fragilidade dos fios de cabelo e por uma modificação da sua textura, conferindo-lhes um aspeto mais rugoso e um tom mais claro. Como tal, é nestas preocupações que assenta a importância de utilizar acessórios como os chapéus e de realizar uma rotina de cuidados antes, durante e após a exposição solar.

Os cuidados que antecedem a exposição ao sol são, por norma, os mesmos que devem ser utilizados em qualquer cronograma capilar que vise a hidratação, nutrição e reconstrução do cabelo. Como tal, opções como o Huile des Rêves da Lazartigue e o Óleo Capilar Nutritivo e Reparador da APIVITA podem figurar nesta rotina. O primeiro porque a sua formulação vegan e a sua composição rica em óleos botânicos (óleos de argão, pêssego, camélia e gerânio do Egito) é ideal para nutrir e fortificar o cabelo em profundidade e para regenerar a fibra capilar. O segundo porque, graças aos óleos de argão, azeitona, amêndoa, girassol, aveia, cera de abelhas e óleos essenciais, é possível reparar os cabelos danificados, prevenir a formação de pontas duplas e ainda proteger o cabelo de eventuais procedimentos térmicos.

Ainda assim, apesar destes se tratarem de excelentes complementos aos cuidados capilares diários, é essencial que a proteção do couro cabeludo e do cabelo não seja descurada aquando da exposição solar. Deste modo, torna-se imperativo que, durante esta fase, sejam adicionalmente aplicados produtos com filtros UVA e UVB, de modo a preservar o filme hidrolipídico do cabelo e a assegurar a proteção do mesmo contra os fatores que usualmente o agridem. A René Furterer é uma marca que apresenta duas formulações com esta finalidade. Apresentadas sob a forma de fluido ou em óleo, ambas são à prova de água e constituídas por filtros solares e extrato de sésamo. Este último, um ingrediente ativo rico em ácidos gordos, sais minerais e vitamina E, contribui particularmente para prevenir a desidratação capilar. Por outro lado, também a Klorane possui uma gama inspirada exclusivamente nos cabelos expostos ao sol, cujo principal ingrediente ativo natural é obtido através da flor da árvore Ylang-Ylang. Constituída por três produtos, esta linha concebida de forma ecológica conta com um óleo com efeito multiprotetor, um champô e um bálsamo após-champô. Adequados para cabelos naturais, pintados ou com madeixas, estes produtos garantem a proteção do cabelo exposto ao sol e a sua posterior reparação e nutrição. O champô proporciona uma limpeza delicada, eliminando os resíduos de sal, areia ou cloro e deixando o cabelo suave, flexível e brilhante. Por sua vez, o bálsamo após-champô desembaraça e hidrata os fios de cabelo, deixando-os leves e nutridos, em virtude da presença de componentes como a queratina vegetal.

Assim, abordando cada uma das etapas que lhe permitirão aproveitar o verão com um cabelo bonito e saudável, resta-me apenas incentivá-lo(a) a experimentar os nossos produtos e a cuidar de si e do seu cabelo e couro cabeludo. Vaporize os protetores solares sobre o cabelo seco ou húmido antes da exposição ao sol e renove a aplicação sempre que necessário. Adote uma rotina de limpeza e hidratação adequada e complemente a mesma com cuidados específicos para as necessidades do seu tipo de cabelo. E, mais importante do que tudo, divirta-se em segurança!

Até breve!

 

Dra. Andreia Moreira

 

CONTACTOS

Farmácia Saúde

Maria Margarida Moreira - Farmácia Sociedade Unipessoal, Lda.

NIF: 514202386

Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, 689

4200-190 Porto

+351 225 089 213 (Chamada para a rede fixa nacional) / +351 910 732 211 (Chamada para rede móvel nacional)

geral@farmaciasaude.com.pt

   

A MINHA CONTA

 

LIVRO DE RECLAMAÇÕES

Este estabelecimento dispõe de livro de reclamações online

MÉTODOS DE PAGAMENTO


Multibanco

paypal

   Transferência Bancária

         

Autorizado  a Disponibilizar Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica através da Internet pelo INFARMED, I.P.

Direção Técnica: Maria Margarida de Barros Nobre Moreira