Envios grátis para compras superiores a € 50.00 $ 58.90 R$ 310.20 £ 42.68
Perder peso de forma saudável? Sim, é possível!

Perder peso de forma saudável? Sim, é possível!

17 Junho 2021

É normalmente nesta época do ano que a afluência aos ginásios aumenta e que a procura por produtos que contribuam para a perda de peso dispara. Sobretudo nesta estação, somos bombardeados por um conjunto de campanhas publicitárias que nos ditam quais são as características de um “corpo de verão”. As redes sociais são, aos dias de hoje, plataformas que promovem estereótipos e que incitam a sociedade a corresponder a determinados padrões de beleza. E é precisamente nelas que, muitas vezes, procuramos dicas que, de forma simples e eficaz, nos ajudem a alcançar os objetivos que definimos para o nosso corpo. Com regularidade, surgem-nos títulos apelativos que abordam os “alimentos proibidos”, os truques dos corpos de sonho que vemos nas figuras públicas que admiramos ou mesmo os exercícios que devemos praticar para termos uma barriga lisa. Todas estas promessas são aliciantes e dão resposta àquilo que, maioritariamente, procuramos: resultados rápidos e que envolvam pouco esforço.

As más notícias? Não existem dietas nem truques milagrosos! Tão pouco existem bons resultados sem que sejamos consistentes nas nossas opções. Por isso, se é para abordar este tema, é necessário ter em conta que cada um de nós é um ser individual e com necessidades nutricionais específicas. O que funciona para uns, certamente não resultará para outros e, como tal, escutarmos o nosso corpo é extremamente importante. Atingir o equilíbrio deve ser a nossa principal motivação e o ponto de partida para qualquer processo de emagrecimento. É tendo em conta os benefícios que as nossas decisões poderão aportar para o nosso bem-estar físico e mental que nos devemos basear no momento de modificarmos os nossos hábitos e estilos de vida.

Não existe certo nem errado. Falar de jejum intermitente ou de dietas como a mediterrânica, cetogénica, low-carb ou paleo pode ser perfeitamente válido, dependendo da pessoa à qual estas opções se destinam. O importante é garantir que, diariamente, ingerimos o aporte necessário de nutrientes, vitaminas e minerais, de forma a mantermos o nosso organismo forte e saudável. Para tal, o acompanhamento por um profissional de saúde reveste-se de particular importância, uma vez que permite identificar as principais carências de cada pessoa e trabalhar, em conjunto com a mesma, num plano adaptado às suas preferências e principais objetivos.

Não obstante, existem alguns conselhos gerais que nos permitem ter um estilo de vida mais saudável. Entre eles, destaco a ingestão de uma boa quantidade de água por dia, o planeamento das refeições, a prática regular de exercício físico e a substituição de opções menos saudáveis por alimentos mais nutritivos. No fundo, o segredo passa por “descascarmos mais e desembrulharmos menos” e por desfrutarmos dos momentos que dedicamos à nutrição do nosso corpo. Comer devagar é essencial para que o nosso cérebro assimile, no tempo certo, informações sobre o nosso estado de saciedade. Isto é, permite-lhe conhecer quais são as nossas concentrações plasmáticas de grelina e leptina, que são as hormonas responsáveis pela nossa sensação de fome e saciedade, respetivamente. Além disto, importa também destacar o impacto da ansiedade e do stress nas oscilações do nosso peso. E o mesmo pode estar relacionado com o aumento da produção de outra hormona, o cortisol, que pode não só ser responsável pela redução do metabolismo, como pode também despoletar o desejo por alimentos hipercalóricos.

É tendo em conta todos estes fatores que, de forma saudável e com uma visão integrada, poderemos procurar outras alternativas que atuem como coadjuvantes de processos de perda de peso assentes nestas premissas.

A verdade é que controlar o apetite nem sempre é fácil. O crómio é um mineral bastante indicado neste sentido, uma vez que permite manter o índice glicémico normal, tal como a garcínia que é uma planta que ajuda a controlar o desejo pela ingestão de doces. Não obstante, as fibras solúveis podem também ser uma excelente opção, pois aumentam a sensação de saciedade ao retardarem o esvaziamento gástrico. O EasySlim Lipo3 é um suplemento alimentar que combina estes compostos e que atua também na gordura localizada. Por mais que consigamos perder algum peso, existem partes do nosso corpo onde é mais difícil diminuir a massa gorda, como na zona do abdómen ou nas coxas. Daí surgirem os suplementos alimentares termogénicos, com a capacidade de acelerar o metabolismo e de ativar, inclusive, o metabolismo lipídico de modo a que a “gordura” seja utilizada na nossa via de produção de energia. A cafeína, o ácido linoleico conjugado (CLA), o chá verde e a erva-mate são exemplos de ingredientes com esta ação.

Importa, contudo, ter presente que, muitas vezes, aquilo que pretendemos não é essencialmente perder peso, mas sim perder volume. Quando o organismo não é capaz de eliminar corretamente as toxinas e os fluidos, é normal que os mesmos acabem por se acumular, traduzindo-se em edemas que se localizam sobretudo na região do abdómen, nas pernas e nos tornozelos. Contudo, a retenção de líquidos pode ser minimizada através da toma de drenantes com ingredientes que promovam a destoxificação hepática e que permitam drenar os líquidos acumulados no organismo.

Em suma, estes exemplos servem para demonstrar que existem muitas formas de alcançarmos os nossos propósitos e de trabalharmos as questões que mais nos afetam. No entanto, estas opções devem ser selecionadas sabendo de antemão quais são as interações que estes suplementos podem ter quando administrados concomitantemente com fármacos destinados ao tratamento de outras patologias. Além disso, por onde fará sentido começar? Inibidores do apetite, aceleradores do metabolismo ou drenantes? Procure as suas respostas junto de um profissional de saúde! Estamos sempre disponíveis para o ajudar a alcançar os seus objetivos, de forma saudável e equilibrada. Na Farmácia Saúde pode, inclusive, contar com o nosso serviço de nutrição, às segundas e quintas-feiras. Contacte-nos e marque a sua primeira consulta! 

Um “corpo de verão” é um corpo com saúde, capaz de responder aos desafios do dia-a-dia e de o proteger dos agressores externos. Façamos deste verão uma época de corpos adequadamente nutridos, cuidados e em perfeita harmonia com o nosso bem-estar emocional.

Até breve!

 

Dra. Andreia Moreira

 

CONTACTOS

Farmácia Saúde

Maria Margarida Moreira - Farmácia Sociedade Unipessoal, Lda.

NIF: 514202386

Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, 689

4200-190 Porto

+351 225 089 213 / +351 910 732 211

geral@farmaciasaude.com.pt

   

A MINHA CONTA

 

LIVRO DE RECLAMAÇÕES

Este estabelecimento dispõe de livro de reclamações online

MÉTODOS DE PAGAMENTO


Multibanco

paypal

   Transferência Bancária

         

Autorizado  a Disponibilizar Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica através da Internet pelo INFARMED, I.P.

Direção Técnica: Maria Margarida de Barros Nobre Moreira