Envios grátis para compras superiores a € 50.00 $ 50.66 R$ 272.53 £ 42.35
Maternidade: Desafios Pós-Parto

Maternidade: Desafios Pós-Parto

2 Setembro 2021

A chegada de um bebé é um enorme desafio. Apesar de, ao longo dos anos, assistirmos a uma romantização deste “estado de graça”, nos últimos tempos temos vindo a conhecer outras versões que nos lembram das inúmeras dificuldades que envolvem os períodos de gestação e lactação. Neste sentido, tem sido realçada (e bem!) a importância de respeitarmos o espaço e o corpo da mulher, bem como a necessidade de não culparmos a figura feminina por todas as decisões que, afetando o seu bem-estar, inevitavelmente terão impacto na vida do seu bebé.

Estar grávida é, por si só, um misto de emoções. Tudo se altera física e mentalmente. A par disso, existe toda a preparação que é necessária para receber, da melhor forma possível, um filho. Certa das dificuldades, preocupações e inúmeras dúvidas que os pais enfrentam durante esta fase, hoje trago-vos algumas dicas e alguns produtos que considero essenciais para os vossos bebés, tendo em conta as diferentes etapas que os mesmos vivenciam.

 

A MUDA DA FRALDA

O processo de muda da fralda é extremamente importante, até porque a dermatite da fralda é uma afeção cutânea bastante comum nos bebés. Estando constantemente exposta a agentes agressores e sendo, por si só, extremamente fina e sensível, a pele do bebé carece de uma atenção especial. Por isso mesmo, a pele abrangida pela zona da fralda deve ser cuidadosamente limpa, utilizando toalhetes ou compressas de tecido não tecido. Contudo, no primeiro caso, importa referir que nem todos os toalhetes são adequados à muda da fralda, pelo que se deve optar por toalhetes sem álcool nem parabenos, uma vez que estes compostos podem causar irritações na pele do bebé. Nesse sentido, poderá ser adequado escolher toalhetes à base de água (WaterWipes) e que possuam ingredientes ativos com propriedades calmantes e suavizantes. Os toalhetes de limpeza da Klorane apresentam algumas destas características e, além de serem apropriados para a muda da fralda, são ainda constituídos por fibras 100% biodegradáveis, o que é uma mais-valia para o meio ambiente, tendo em conta a frequência com que é realizado o processo de muda da fralda.

Nunca é demais relembrar que a higiene da zona íntima do bebé deve ser realizada de cima para baixo, com o intuito de prevenir contaminações e de, assim, evitar o surgimento de infeções. Para tal, e como referido, devem preferir-se também produtos com pH fisiológico e que sejam hidratantes e emolientes.

Os óleos de origem vegetal (que não provocam oclusão da pele) são alternativas muito interessantes para evitar assaduras e podem ser aplicados depois da limpeza e antes dos cremes/pomadas hidratantes. São uma dica bastante útil, uma vez que facilitam o processo de limpeza, além de conferirem conforto à pele do bebé.

No que diz respeito a cremes e pomadas, existem inúmeros produtos disponíveis no mercado e que, de resto, têm vindo a ser utilizados ao longo de várias gerações, como é o caso do Halibut, do Mitosyl ou do Bepanthene, por exemplo. Hoje em dia, existem variadíssimas opções. Como tal, além das marcas comerciais enunciadas, destaco as características da gama Baby ISDIN e, mais concretamente, da pomada Nutraisdin AF, que apresenta uma formulação única, uma vez que além do óxido de zinco e do dexpantenol, conta com o miconazol na sua composição. Ora, este antifúngico permite não só prevenir a irritação da pele, mas também impedir a proliferação de agentes infeciosos na mesma, pelo que a sua aplicação pode ser interessante quando nenhuma das opções anteriores se revelar suficientemente capaz de atender às necessidades do bebé, em caso de dermatite da fralda instalada.

 

A HIGIENE DO BEBÉ

A escolha de produtos adequados à higiene do bebé é, como se costuma dizer, outro bicho-de-sete-cabeças. E porquê? Porque é necessário escolher produtos que se adequem às especificidades de cada bebé e que, por isso, não provoquem reações cutâneas. A gama ABCDerm da Bioderma responde a estas necessidades com produtos como a água micelar ou o gel de limpeza. As suas formulações são bastante compatíveis com a pele, contendo ésteres de ácidos gordos, semelhantes aos fosfolípidos que se encontram nas membranas das células da pele, o que permitirá proteger a barreira cutânea natural e reconstituir o filme hidrolipídico de forma segura. Além disso, graças à presença de agentes tensioativos não-iónicos, a higiene do corpo e do couro cabeludo dos mais pequenos torna-se também mais prática e agradável.

 

AS UNHAS

Cortar as unhas dos recém-nascidos é outro dos grandes desafios que a maternidade/paternidade envolve. Assim sendo, torna-se fundamental ter por perto um kit com, pelo menos, uma lima e um corta-unhas, em formato ergonómico, que se ajuste às necessidades das unhas mais pequenas, finas, delicadas e quebradiças dos bebés. A Beter lançou um kit amoroso, com três cores disponíveis, e que foi idealizado para permitir que a "minicure" dos bebés possa ser realizada com uma maior agilidade e confiança por parte dos pais.

 

A CROSTA LÁCTEA

A crosta láctea é uma condição cutânea que surge, normalmente, nos primeiros 5 meses de vida do recém-nascido. Esta ocorre devido a uma produção excessiva de sebo, que leva à formação de pequenas placas oleosas, normalmente localizadas no couro cabeludo, mas que também podem surgir nas sobrancelhas, testa, queixo e pregas inguinais. Por isso, apesar de se tratar de um problema que desaparece espontaneamente, pode ser necessário eliminar algumas escamas ou mesmo acalmar as irritações cutâneas e vermelhidões provocadas pelo mesmo. Daí que seja recomendado o uso de produtos com características queratorredutoras, bacteriostáticas e fungistáticas, além das propriedades humectantes, calmantes e suavizantes. Assim sendo, neste caso, talvez o seu bebé beneficie do uso da emulsão Ducray Kelual ou do 1º cuidado crosta láctea da Uriage.

 

A HIDRATAÇÃO DO BEBÉ

Após a limpeza do bebé, é importante deixar a sua pele hidratada e adequadamente nutrida, de forma a proteger e a reforçar a barreira natural da pele. Uma vez mais, optar por produtos sem parabenos e com uma textura confortável e de rápida absorção é o ideal. Deste modo, quer os produtos da marca A-Derma, como o Primalba Creme Cocon, quer os produtos da Aveeno Baby, como o leite hidratante, potenciam uma hidratação duradoura e conferem à pele um aspeto sedoso e um toque aveludado, correspondendo às necessidades diárias do bebé.

 

OS PRIMEIROS DENTES

A erupção dos primeiros dentes pode comparar-se ao “flagelo” das cólicas, porque ver um bebé em sofrimento é, sem dúvida, angustiante. No caso da primeira dentição, o alívio do desconforto passa por um cuidado indicado para as gengivas. Recorrer a mordedores pode ser uma forma de contribuir para a melhoria das dores gengivais do bebé, no entanto, a aplicação de géis orais, de sabor agradável e sem açúcar ou álcool, pode também ser uma excelente alternativa. Principalmente se estes possuírem uma textura refrescante e se contiverem substâncias cicatrizantes, calmantes, que reduzam a inflamação e a vermelhidão das gengivas e que, de certo modo, contribuam com uma ação analgésica. Alguns dos géis mais utilizados são o AloBaby Primeiros Dentes e o Baby ISDIN Nutraisdin Primeiros Dentes.

 

Apesar da experiência da maternidade/paternidade possuir um vasto leque de curiosidades e de ser um “novo mundo” repleto de pormenores, incertezas e novas descobertas, espero que, de certo modo, a informação disponibilizada possa ser útil a todos os futuros pais. Descomplicar, acreditar nas nossas capacidades e nos laços que nos ligam a um novo ser, será sempre a melhor resposta para todas as dúvidas e inquietações. No final, o amor dá-nos instintivamente todas as ferramentes necessárias para desempenharmos, da melhor forma, este magnífico e exigente papel: ser mãe e ser pai.

Acima de tudo, gostaria de passar a mensagem de que "não há certo nem errado". Poderão existir melhores ou piores opções. Mas é também por isso que cá estamos: para garantir que todas as decisões são as mais acertadas, mediante aquilo que faz sentido para si e para o seu bebé.

Obrigada por continuar desse lado. Até breve!

 

Dra. Andreia Moreira

 

CONTACTOS

Farmácia Saúde

Maria Margarida Moreira - Farmácia Sociedade Unipessoal, Lda.

NIF: 514202386

Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, 689

4200-190 Porto

+351 225 089 213 (Chamada para a rede fixa nacional) / +351 910 732 211 (Chamada para rede móvel nacional)

geral@farmaciasaude.com.pt

   

A MINHA CONTA

 

LIVRO DE RECLAMAÇÕES

Este estabelecimento dispõe de livro de reclamações online

MÉTODOS DE PAGAMENTO


Multibanco

paypal

   Transferência Bancária

         

Autorizado  a Disponibilizar Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica através da Internet pelo INFARMED, I.P.

Direção Técnica: Maria Margarida de Barros Nobre Moreira