Envios grátis para compras superiores a € 50.00 $ 50.66 R$ 272.53 £ 42.35
Sistema Imunitário: os segredos que o tornam mais forte!

Sistema Imunitário: os segredos que o tornam mais forte!

19 Janeiro 2022

O primeiro mês de um novo ano traz consigo a oportunidade de recomeçar. Mas, abraçar novos desafios implica que estejamos física e mentalmente preparados para descobrir o futuro e para o reinventar. Como tal, cuidar do nosso corpo e promover o nosso bem-estar são prioridades fundamentais para que todos os objetivos que traçamos possam, efetivamente, ser alcançados.

Estamos em pleno inverno, a altura predileta das gripes e das constipações. Vivemos os dias a velocidade frenética, no meio do caos e do stress, num binómio constante entre o tempo de que dispomos e tudo aquilo que ambicionamos fazer. Sentimo-nos cansados e confusos. De repente, parece que as nossas defesas baixaram a guarda e que, se olharmos à nossa volta, todas as pessoas se sentem doentes.

A verdade é que, se entre outubro de 2020 e junho de 2021 se verificou a diminuição de mais de 99% da atividade gripal, a nível europeu, este ano temo que tal não aconteça. Até porque me atrevo a dizer que, nos últimos meses, poucas foram as pessoas que não experimentaram sintomas como a tosse, o pingo no nariz ou uma ligeira dor de garganta (já para não falar dos atuais boletins epidemiológicos, relativos às infeções por COVID-19).

Ao longo destes dois últimos anos, temos estado a proteger-nos e a ter cuidados que nunca havíamos tido. Todavia, apesar de estarmos a construir a nossa própria redoma, a questão que se coloca é a seguinte: será que o nosso sistema imunitário está mais forte?

Bem, há muitos sinais que insistem em mostrar-nos que não. O cansaço excessivo, a queda acentuada de cabelo, as infeções recorrentes (como o herpes labial ou pequenas afeções cutâneas) e os problemas respiratórios são alguns dos exemplos que o evidenciam.

Tendo isso em conta, talvez saibamos como é importante procurar soluções e como é fundamental encarar a prevenção como o mais eficaz de todos os tratamentos. É sob este prisma que a saúde deve ser observada: como um processo contínuo, como uma construção permanente e, sobretudo, como sendo o nosso bem mais precioso. E, por isso, se há forma de potenciar a incrível capacidade que o nosso corpo tem de desencadear processos de defesa, porque não fazê-lo, quando sabemos que nem sempre o nosso sistema imunitário é capaz de dar uma resposta suficientemente célere às ameaças de que é alvo constantemente?

Ora, já todos ouvimos falar dos inúmeros benefícios que as vitaminas (especialmente a C e a D) aportam para o normal funcionamento do nosso sistema imunitário e talvez já reconheçamos a importância de oligoelementos como o cobre, o magnésio, o selénio e o zinco nos seus processos. De uma maneira geral, a verdade é que todos estes nutrientes se podem encontrar nos nossos alimentos. No entanto, aos dias de hoje, será que temos o tempo que desejávamos para preparar refeições verdadeiramente equilibradas? Por outro lado, será que os alimentos mantêm a mesma qualidade desde há umas décadas a esta parte? Conhecemos a riqueza dos nossos solos? E os meandros das etapas de processamento alimentar? E nós? Descascamos ou desembrulhamos mais?

A pertinência destas questões servirá talvez como um mote para a reflexão sobre o nosso papel neste Planeta que habitamos, mas é também, a meu ver, a porta que desvenda a importância da suplementação para a melhoria da nossa saúde.

E é precisamente para promover a saúde e para encontrar soluções que possam impactar positivamente a sua vida que, diariamente, a nossa equipa trabalha!

Como tal, desta vez, escolhi apenas quatro produtos: suplementos alimentares que considero serem dotados de uma excelente relação entre o seu valor e a sua qualidade. Com diferentes formas farmacêuticas, qualquer um deles será um ótimo aliado para ultrapassar as contrariedades das estações mais frias.

Comecemos pela vitamina C: o ex-libris de todos os suplementos imunoestimulantes que tipicamente conhecemos sob a forma de comprimidos efervescentes. A Pharma Nord, no entanto, decidiu apostar num produto diferente, com uma formulação sem acidez, mas com uma dose bastante razoável de vitamina C (750 mg/comprimido), que confere proteção celular e estimula o sistema imunitário.

O mesmo se pode, de resto, dizer das saquetas Natura Mix Advanced: um produto 100% natural, com inúmeros compostos bioativos com propriedades antioxidantes, que é uma mais-valia sobretudo para períodos mais exigentes, marcados por um maior cansaço e fadiga. Deste modo, graças à geleia real, que também se encontra nas ampolas da Arkopharma (Arkoreal Geleia Real Imunidade Bio), o organismo é fortalecido e a energia é reposta, o que também se deve à presença de extratos de propólis, raiz de equinácia e pólen presentes neste último suplemento alimentar.

Por fim, e voltando aos comprimidos, surge o WinFit Immuno D3: um produto bastante completo no que ao cuidado da saúde do sistema imunitário diz respeito. Isto porque, além da Vitamina C e da Vitamina D, conta ainda com 15 mg de zinco, 500 mg de equinácia e 250 mg de sabugueiro na sua composição.

Seja em saquetas, ampolas ou comprimidos, o importante é que cada uma dessas opções lhe oferecerá os compostos necessários para manter o mais forte e, consequentemente, mais saudável. Cuidar da sua saúde é uma resolução de e para a vida! E com o intuito de o ajudar a alcançá-lo que caminhamos de mãos dadas consigo, ao longo desta jornada!

Até breve!


Dra. Andreia Moreira

 

CONTACTOS

Farmácia Saúde

Maria Margarida Moreira - Farmácia Sociedade Unipessoal, Lda.

NIF: 514202386

Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, 689

4200-190 Porto

+351 225 089 213 (Chamada para a rede fixa nacional) / +351 910 732 211 (Chamada para rede móvel nacional)

geral@farmaciasaude.com.pt

   

A MINHA CONTA

 

LIVRO DE RECLAMAÇÕES

Este estabelecimento dispõe de livro de reclamações online

MÉTODOS DE PAGAMENTO


Multibanco

paypal

   Transferência Bancária

         

Autorizado  a Disponibilizar Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica através da Internet pelo INFARMED, I.P.

Direção Técnica: Maria Margarida de Barros Nobre Moreira