Envios grátis para compras superiores a € 50.00 $ 52.89 R$ 259.95 £ 42.41
Alimente a sua pele!

Alimente a sua pele!

29 Abril 2022

O artigo deste mês incide sobre aquele que é o maior e mais pesado órgão do corpo humano: a pele. Isto porque se verifica uma preocupação crescente no que diz respeito à adoção de uma rotina diária de cuidados de pele, muito em virtude do desenvolvimento das plataformas digitais que vieram revolucionar, incontestavelmente, o mercado da dermocosmética.

A verdade é que, hoje em dia, podemos facilmente encontrar opiniões acerca de quase todos os produtos, conselhos sobre procedimentos estéticos, e rotinas adaptadas a cada tipo de pele. Todavia, e como sabemos, nem toda a informação disponível é, efetivamente, baseada em estudos que a suportem e tão pouco é indicativa de que se adequa às nossas verdadeiras necessidades. Daí a importância de estarmos atentos às particularidades da nossa pele e do nosso organismo, bem como aos hábitos e estilos de vida que adotamos. Além disso, procurar o aconselhamento de um profissional especializado é sempre importante para que possamos dar resposta às nossas principais preocupações, quer sejam elas no âmbito do aparecimento dos primeiros sinais de envelhecimento ou da prevenção e tratamento de afeções cutâneas como a acne, a dermatite atópica, a rosácea ou a hiperpigmentação.

Tendo isto em conta, sabia, por exemplo, que esta enorme barreira que protege o corpo humano, e que se renova completamente a cada 28 dias, é constituída essencialmente por três camadas? Sim, é verdade! São elas: a epiderme, que é a camada mais superficial da pele e que, como tal, protege o organismo contra os agentes agressores externos; a derme, que é onde se localizam as fibras de colagénio e elastina, os vasos sanguíneos e linfáticos e ainda as glândulas sebáceas e sudoríparas; e, por fim, a hipoderme, que representa a camada mais profunda da pele e que é essencialmente constituída por células do tecido conjuntivo (como, por exemplo, os adipócitos), funcionando, assim, como um reservatório de energia e permitindo a manutenção da temperatura corporal.

Conhecer a estrutura e as propriedades da pele revela-se fundamental para que lhe possamos prestar a devida atenção. Foi com esse propósito que decidi trazer-lhe este tema: para que lhe pudesse mostrar qual a importância de cuidar bem da sua pele e como uma rotina consistente de cuidados diários tornará a mesma mais bonita e saudável. Apesar das inúmeras dicas e truques que poderá encontrar por aí, o verdadeiro segredo para uma pele cuidada reside em três passos fundamentais: limpezahidratação/nutrição e proteção solar. Não obstante, todos sabemos que o estado da nossa pele reflete os nossos hábitos, pelo que é fundamental que nos mantenhamos devidamente hidratados, nutridos e ativos.

Posto isto, deixo-lhe algumas recomendações para dar os primeiros passos na construção de uma rotina de skincare:

  • 1º Passo: Limpe a sua pele com os produtos adequados!

A pele deve ser limpa com água tépida e com o auxílio de produtos (leites, espumas, géis, etc) suaves e com poucos tensioativos, de modo a evitar a destruição da camada córnea da pele e o desequilíbrio do seu filme hidrolipídico. Este funciona como uma barreira impermeável ao pH ácido e às agressões externas, cuja composição interfere nas propriedades e nas funcionalidades da pele.

  • 2º Passo: Mantenha a sua pele devidamente hidratada e nutrida!

Hidratar e nutrir a pele é um passo crucial para manter a integridade da barreira cutânea e para melhorar a textura da pele. Diversos estudos defendem que as proporções ideais para que tenhamos uma pele saudável e em equilíbrio são: 70% de proteínas; 15% de lípidos e 13% de água. Mas qual é, afinal, a diferença entre uma pele hidratada e uma pele nutrida? De forma simples, a hidratação refere-se à quantidade de água que fornecemos à nossa pele e que evita que a mesma fique ressequida ou com aspeto rugoso e cansado. Daí que seja importante a aplicação diária de um creme hidratante (com uma textura mais rica ou mais fluída, consoante o tipo de pele) para devolver à pele a sua elasticidade e suavidade. Por outro lado, a nutrição consiste em fornecer lípidos à pele, melhorando as suas características estruturais e permitindo, nesse sentido, a regeneração dos queratinócitos e o atraso no aparecimento de sinais de envelhecimento como a flacidez, as rídulas e o atrofiamento do tecido subcutâneo. Como tal, nutrir a pele consiste, sobretudo, em fornecer-lhe gordura (ex: ceramidas e fosfolípidos).

  • 3º Passo: Proteja a sua pele das radiações solares!

De modo a desfrutar do sol com segurança, escolha bem o vestuário que utiliza em épocas de maior calor, evite a exposição solar direta nas horas de maior perigo (das 11h às 16h) e nunca se esqueça de aplicar protetor solar diariamente. Esse sim é o verdadeiro segredo para prevenir o fotoenvelhecimento e o aparecimento de manchas na pele e, como se costuma dizer, “é sempre melhor prevenir do que remediar”.

Agora que já sabe quais são os principais cuidados que deve adotar diariamente, gostaria que voltássemos um pouco atrás e que prestássemos atenção ao 2º passo. Como se deve ter apercebido, a quantidade de água que bebemos influencia o estado de hidratação ou desidratação da nossa pele, assim como aquilo que comemos se reflete na nutrição da mesma. E se o ideal é termos uma alimentação saudável e equilibrada, rica em vitaminas e minerais que permitam que o nosso corpo desempenhe todas as suas funções da melhor forma, a verdade é que nem sempre o conseguimos. Além disso, o fator idade é, muitas vezes, decisivo na síntese de alguns dos compostos essenciais ao funcionamento do nosso organismo. Por isso, quando assim é, a solução pode passar pela utilização de suplementos alimentares que nos ajudem a suprir as nossas necessidades. Porventura já ouviu falar de nutricosméticos, um conceito que surgiu para designar os suplementos alimentares destinados a promover a “beleza”. Estes produtos são essencialmente utilizados com a finalidade de obter melhorias na pele, no cabelo, nas unhas e em processos de emagrecimento, uma vez que contêm vitaminas, ácidos gordos, oligoelementos, proteínas e probióticos. No que diz respeito à pele, estes cosméticos orais, que existem maioritariamente sob a forma de cápsulas e pós, são sobretudo indicados para melhorar a densidade, a firmeza e a hidratação, prevenindo o envelhecimento. Daí que os principais nutricosméticos disponíveis no mercado sejam constituídos por vitaminas como a vitamina C e E, minerais como o selénio e o zinco, e proteínas e biopolímeros como o colagénio e o ácido hialurónico, respetivamente. E, se cada vez mais ouvimos falar nos benefícios destes dois últimos, quais são afinal as suas funções para que sejam tão importantes para o nosso corpo?

Bem, quanto ao colagénio, este é muito importante para o organismo porque é através das suas fibras que a coesão entre os tecidos é possível e que os nossos ossos, tendões e cartilagens são resistentes, elásticos e flexíveis. Contudo, com o avançar da idade, a capacidade de síntese do colagénio vai diminuindo e, por isso, aumenta a necessidade de suplementar o nosso organismo com péptidos de colagénio hidrolisado (que, pelas suas dimensões, são mais facilmente absorvidos pelo organismo), não só tendo em conta as necessidades da nossa pele, mas também as carências do nosso sistema musculo-esquelético.

Por outro lado, o ácido hialurónico é uma macromolécula responsável pelo preenchimento dos espaços intercelulares e pela hidratação da pele, uma vez que se liga a uma grande quantidade de moléculas de água. Como tal, permite a oxigenação e regeneração da pele e, por conseguinte, contribui para o aumento da sua firmeza e elasticidade. Uma vez que apresenta diferentes pesos moleculares, o ácido hialurónico é ainda capaz de penetrar em diferentes camadas da pele, tornando-a mais lisa e preenchida, o que contribui para a prevenção do envelhecimento precoce da pele. Além disso, sabia que o ácido hialurónico é também essencial para garantir a síntese de novas fibras de colagénio e elastina e que, tal como o colagénio, é menos sintetizado com o avançar da idade?

A verdade é que, como constatamos, de facto existe a necessidade de repor os níveis de colagénio e ácido hialurónico que se perdem com a idade. Essa noção tem permitido que, hoje em dia, nutricosméticos com estes constituintes sejam efetivamente bastante utilizados com o intuito de fornecer os nutrientes necessários à pele, para que se mantenha forte e saudável. Por isso, se considerar que a sua pele necessita de um boost de energia e vitalidade e que a sua alimentação não é suficiente para colmatar as necessidades do seu organismo, convido-o a conhecer os produtos da marca francesa Biocyte.

De qualquer forma, e apesar de considerar que a suplementação poderá ser uma mais-valia para estimular as potencialidades da nossa pele, ressalvo que a toma de nutricosméticos apenas fará sentido após um aconselhamento nutricional personalizado, porque, como digo repetidas vezes, somos todos diferentes e temos todos necessidades e hábitos distintos! Procure a ajuda de um profissional. Poderá contar connosco para melhorar a saúde da sua pele de “de dentro para fora”.

Até breve!

 

Dra. Andreia Moreira

 

CONTACTOS

Farmácia Saúde

Maria Margarida Moreira - Farmácia Sociedade Unipessoal, Lda.

NIF: 514202386

Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, 689

4200-190 Porto

+351 225 089 213 / +351 910 732 211

geral@farmaciasaude.com.pt

   

A MINHA CONTA

 

LIVRO DE RECLAMAÇÕES

Este estabelecimento dispõe de livro de reclamações online

MÉTODOS DE PAGAMENTO


Multibanco

paypal

   Transferência Bancária

         

Autorizado  a Disponibilizar Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica através da Internet pelo INFARMED, I.P.

Direção Técnica: Maria Margarida de Barros Nobre Moreira