Envios grátis para compras superiores a € 50.00 $ 50.66 R$ 272.53 £ 42.35
Época de Exames: os segredos para brilhares

Época de Exames: os segredos para brilhares

7 Junho 2022

O mês de Junho é marcado pela chegada do verão, estação cobiçada e desejada pela grande maioria das pessoas, por significar a existência de fins-de-semana passados em família e com amigos, numa praia ou num jardim perto de casa, a aproveitar o sol e os longos finais de tarde. No entanto, para a maioria dos estudantes dos diversos níveis de educação, este mês é sinónimo de períodos de maior stress, fadiga e ansiedade devido à existência de Exames Nacionais e de final de semestre. 

De facto, as épocas de avaliações finais foram, e sempre serão, caracterizadas como alturas de cansaço extremo, resultante da exigência das sessões de estudo que parecem não ter fim. Como se tal não bastasse, ainda se fazem acompanhar de intensos níveis de stress, ansiedade e medo, fruto da quantidade de matéria que temos de estudar e que, a certa altura, nos faz duvidar se realmente conseguiremos atingir os nossos objetivos. Desta forma, todo este loop de emoções contribui para uma diminuição da produtividade do nosso estudo, seja porque na noite anterior não conseguimos dormir, por estarmos ansiosos com as avaliações que se aproximam, seja por cometermos o erro de ficar a estudar até de madrugada.

Ainda que a época de exames seja um período exigente, existem várias estratégias que te podem ajudar a tornar o teu estudo mais produtivo e, em simultâneo, a amenizar o cansaço e o stress tão característicos desta altura:  

  • Organiza o teu estudo e define um horário para o mesmo, com alguma antecedência. Começa por avaliar a quantidade de matéria que tens que estudar para o exame e, com base nisso, constrói um plano de estudo que te permita definir um horário de trabalho. Assim, terás a sensação de que tens tudo sob controlo, o que te ajudará a minimizar o stress e a ansiedade.
  • Procura um local adequado para o teu estudo, que tenha a luminosidade apropriada e que te permita alcançar níveis de concentração satisfatórios. Estuda no teu quarto ou numa outra divisão de casa se o teu estudo for mais produtivo quando estás sozinho, ou na biblioteca da tua faculdade ou escola, se considerares que tal aumenta o teu rendimento. O mais importante é descobrires aquilo que funciona melhor para ti e, assim, criares as condições para que a tua sessão de estudo seja produtiva.
  • Desliga os dispositivos eletrónicos, ou mantém-nos noutra divisão para resistires à tentação de visitar as redes sociais e não te distraíres com as notificações dos chats de conversa com os teus amigos.
  • Descansa! Procura delinear a tua rotina, tendo em conta os teus horários de descanso e as pausas no estudo. Faz intervalos recorrentes para que possas comer, beber água ou ver um episódio de uma série. Aproveita os finais de tarde para fazer algo de que gostes: ver o pôr-do-sol à beira-rio, beber um café com os teus amigos ou dar uma corrida na praia. Ah, e não desvalorizes as oito horas de sono que são ideais nesta altura para que possas repor energias e assegurar a produtividade da tua sessão de estudo no dia seguinte. 

Se mesmo depois de pores em prática aquilo que escrevi anteriormente te sentires cansado, exposto a níveis de stress e ansiedade que não te permitem descansar, podes e deves consultar o teu Farmacêutico para que ele te consiga ajudar a encontrar a melhor solução para ti. Atualmente, no mercado, existem vários suplementos alimentares que te podem ajudar! Dentre eles, destaco o BioActivo Q10 Forte que, por ser composto pela Coenzima Q10 e pela Vitamina B2, será um grande aliado na reposição dos níveis energéticos, ajudando a combater a fadiga e o cansaço. Também o Absorvit Smart Plus é uma excelente recomendação para períodos de elevado esforço intelectual, pois contém Bacopa monnieria, que ajuda a estimular a memória e a concentração, e as Vitaminas B6 e B12, que ajudam no normal funcionamento do sistema nervoso e reduzem a fadiga.

Por último, se consideras que necessitas de um aliado na gestão do stress e ansiedade, o Arkorelax Cannabis Sativa é a opção certa para ti! Visto que é constituído por extrato de Eleuterococo, que contribui para o bem-estar físico e emocional, e por óleo de sementes de Cânhamo, que contém ácidos gordos essenciais que contribuem para o desenvolvimento do cérebro, para melhorar o sistema imunitário e regular o humor, este é um suplemento que te irá ajudar a manter a calma durante períodos de maior stress.

Como viste, são várias as estratégias que podes utilizar para conseguir lidar com a época de exames da melhor maneira. Procura organizar o teu estudo, manter uma rotina saudável e nunca esqueças a tua saúde e bem-estar. Para tal, poderás sempre contar com a equipa da Farmácia Saúde para te ajudar!

Boa sorte para os exames!

 

Dra. Carolina Simão

 

CONTACTOS

Farmácia Saúde

Maria Margarida Moreira - Farmácia Sociedade Unipessoal, Lda.

NIF: 514202386

Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, 689

4200-190 Porto

+351 225 089 213 (Chamada para a rede fixa nacional) / +351 910 732 211 (Chamada para rede móvel nacional)

geral@farmaciasaude.com.pt

   

A MINHA CONTA

 

LIVRO DE RECLAMAÇÕES

Este estabelecimento dispõe de livro de reclamações online

MÉTODOS DE PAGAMENTO


Multibanco

paypal

   Transferência Bancária

         

Autorizado  a Disponibilizar Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica através da Internet pelo INFARMED, I.P.

Direção Técnica: Maria Margarida de Barros Nobre Moreira